sábado, 18 de abril de 2009

Psicoterapias: termináveis ou intermináveis?

Fazendo uma pesquisa em sites que falam de psicoterapia fui lendo vários depoimentos de pessoas leigas na matéria e que podem induzir em erro quem esteja interessado em fazer uma psicoterapia por necessitar e, assim fique a pensar que se a iniciar nunca mais vai sair dali. Essa atitude baseada em crenças deste tipo pode fazer a diferença entre a cura e o perpetuar a doença. É comum ouvir-se dizer na comunidade científica que as análises e as psicoterapias são intermináveis. Isto é verdade mas apenas pelo facto de quando a terminamos com o nosso analista ou psicoterapeuta a continuamos pela vida fora, sozinhos, uma vez que já adquirimos a função analisante, ou seja a função de pensar sozinhos como se estivéssemos a pensar com o nosso analista. Falo na primeira pessoa porque todos os analistas e psicoterapeutas de orientação analítica têm que efectuar uma análise ou psicoterapia com fins didácticos.
Outro aspecto que muitas vezes os clientes referem no início da psicoterapia é o terem medo de ficar dependentes do psicoterapeuta. Isso só acontece se a psicoterapia estiver a ser mal conduzida, porque um dos seus objectivos é tornar a pessoa autónoma. Claro que ao fim de algum tempo esse receio desaparece e, a qualidade que a pessoa começa a ter na sua vida fá-la continuar até atingir um estado pleno de bem-estar.

Em quanto tempo é que esse estado de bem-estar é alcançado? Meses? Anos?

Depende sempre da gravidade do problema e dos objectivos da pessoa. Se a situação for simples (situações de depressibilidade que provocam mal estar a vida inteira e que por vezes se resolvem com alguns meses de psicoterapia) e a pessoa pretenda apenas a remoção dos sintomas, por vezes é rápido de resolver, se a pessoa pretende ir mais fundo no seu modo de funcionamento (alteração da estrutura de personalidade), então será sempre mais de um ano.
Tudo depende da gravidade do problema, se os sintomas são mais neuróticos (fobias, obsessão, histeria), depressivos então tudo se resolve com mais rapidez, se o caso for mais do âmbito da psicose (mais desorganizado), então ai requer uma intervenção conjugada (psicoterapeuta, psiquiatra, serviços sociais e família) e prolongada no tempo pois o objectivo é a qualidade de vida da pessoa com psicose.
Convêm que o leitor fique ciente que não psicoterapias intermináveis, a relação com o psicoterapeuta ou analista não causa dependência (é uma dependência boa), e as vantagens de passar por um processo desses podem fazer a diferença entre viver com saúde ou doente o resto da vida. de considerar que uma pessoa com doença psíquica na família altera todo o ambiente familiar. Se o problema se resolver então a dinâmica familiar irá alterar-se. Todos beneficiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As suas opiniões e perguntas são sempre bem vindas. Se desejar anonimato peça para o comentário não ser publicado.