terça-feira, 15 de setembro de 2009

A ansiedade do primeiro dia de escola dos mais pequenos.

Este dia tem como significado primeiro para todas as crianças, a passagem para outra fase do seu desenvolvimento da qual já tem uma enorme consciência “… vou para a escola aprender a ler e a escrever…já não sou bébe…” ouvimo-los dizer, cheios de si por deixarem de pertencer ao grupo dos mais pequenos. Este dia é uma espécie de ritual vivido com alguma ansiedade por pais e crianças. Não é invulgar existirem choros na porta da sala de aula e mães que ficam lá fora para que os seus pequenos as vejam, única forma de ficarem na escola. Claro que é difícil às crianças com 5 /6 anos deixarem o ninho protector do lar, das avós ou dos jardins-de-infância e creches, ambientes conhecidos e seguros que conhecem desde que nasceram. A separação e a autonomia estão intimamente relacionadas, ninguém se separa fisicamente dos pais se não tiver autonomia interna e se sentir seguro que não vai ser abandonado. O grande dilema das crianças á a ansiedade gerada pela incerteza de poderem ser abandonados (embora isso não vá acontecer) e o ficarem num ambiente estranho com pessoas desconhecidas. Quanto mais insegura for a criança mais dificuldade vai ter em se adaptar à escola e em consequência em separar-se dos pais.
A ansiedade gerada pelo primeiro dia de escola é normal e até uma pequena lágrima de ambas as partes, pais e crianças passam para uma nova etapa das suas vidas.
No entanto se a dificuldade de separação se mantiver por mais de uma semana, e a ansiedade da criança for muita, é porque qualquer coisa não está bem ao nível emocional. Por vezes as crianças ficam ansiosas porque os pais também o são e lhes transmitem esse sentimento. Os pais devem ficar atentos às crianças nestes primeiros dias e procurarem observar as suas reacções, perceberem se dormem bem, se brincam e comem, em suma observarem se os níveis de ansiedade dos seus filhos são normais. Ao fim de uma a duas semanas tudo deve estar normalizado. Nem todas as crianças processam a informação no mesmo tempo, logo alguns poderão demorar mais a assimilar uma nova situação. Em caso de situações de extrema ansiedade é conveniente procurar ajuda especializada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As suas opiniões e perguntas são sempre bem vindas. Se desejar anonimato peça para o comentário não ser publicado.