segunda-feira, 15 de março de 2010

Bullying: agressor e agredido, duas faces da mesma moeda.


Já foi quase tudo dito sobre o fenómeno e todos sabemos que não é novo. O que o torna mais visivel e polémico é o facto de ser mais divulgado pelos órgãos de comunicação social, o que o torna mais presente na vida de todos. Se o leitor abrir uma das suas gavetinhas, daquelas que já nem se recorda que existam e que guardam episódios da infância, certamente se irá lembrar de episódios em que amigos e colegas de escola, ou quiçá você, foram vítimas de algum tipo de humilhação física ou psicológica, refiro-me ao tempo de escola, obviamente.
Mas, se já trabalha e observar bem à sua volta no seu local de trabalho, também irá encontrar casos que podem ser conotados com bullying, sejam eles mais explícitos ou mais escondidos. Pode ser aquele colega que aparentemente tem fama de ser muito assertivo mas na realidade gosta mais de estar bem com deus e o diabo, e que nas costas de todos diz mal de todos, ou aquele que não perde uma oportunidade de lhe chamar a atenção e lhe diz que é para o seu bem, ou aquele que pela calada faz queixas ao chefe. Enfim, são só alguns exemplos muito simples de algo que também acontece diariamente no ambiente laboral de quase todos.

Mas, o que me leva a escrever este post, não é repetir aquilo que todos já sabem, mas sim, acrescentar o meu ponto de vista que já dei noutras ocasiões, e derivado do conhecimento adquirido na prática clínica. Na semana passada recebi em consulta mais uma criança vítima de bullying, cujo sinal apresentado era vomitar e dores de barriga desde há algum tempo.Nada que fizesse supor que fosse bullying. Feita a avaliação da situação surgiu o facto, uma vez que a baixa auto-estima era evidente. Nas escolas os professores não chegam a saber de metade dos casos existentes, isto porque, como sabem, as vítimas raramente se queixam, sofrem em silêncio.

Sempre que atendo uma situação destas constacto na criança ou adolescente uma baixa auto-estima com sintomas depressivos (entre outros) e, que vem sofrendo desde a primária ou até da pré-primária de ataques por parte dos outros, sem nunca se conseguir defender. São crianças tímidas, que não manifestam agressividade normativa, e como tal ficam expostas aos outros, que, tal como eles, são crianças depressivas, mas como uma organização defensiva um pouco ao contrário. A vítima inflecte a agressividade (vira-a para si) e o agressor deflecte-a (vira para fora, para os outros), mas no entanto, possuem ambos uma estrutura depressiva.
O que se passa no mundo interno de ambos, agressor e vitima, é uma narcisação deficiente, em que um não consegue obter auto-estima suficiente de forma autónoma e fica vulnerável a todos, sempre à espera de confirmar o tipo de relação conhecida na infância, em que era sempre desvalorizada (ou não se sentia desvalorizada) ou a valorização era feita de forma negativa “… então não és capaz? Se os outros são, tu não és burro, também consegues!”. Esta criança organizou-se de forma retraída e teme o contacto com outros, não conseguindo assim defender-se.
O agressor foi também muito desvalorizado “ És mesmo burro, não tens tacto para nada!” no meio familiar e, para além das desvalorizações psicológicas poderá ter sido também vítima de maus tractos físicos, fazendo assim uma identificação ao agressor, passando a agredir os outros, para se sentir valorizado obtendo assim auto-estima pelo reconhecimento da sua superioridade em relação aos outros. O que estes agressores escondem é uma enorme fragilidade egóica que se defende através da agressão. Com estes ninguém se preocupa. São os futuros pais e mães agressores, que vão gerando mais do mesmo num ciclo vicioso quase impossível de quebrar na nossa sociedade.

Estamos perante um problema social que se foi agravando à medida que as relações pais /filhos foram ficando mais distantes, sem valores e com uma agressividade explícita, reflexo das condições económicas e sociais agravadas por políticas completamente desadequadas. Urge fazer uma intervenção de base quando as crianças são mais pequenas, portanto uma intervenção precoce, em que pais e filhos possam aproximar-se de novo, numa relação mais saudável, para obtermos assim no futuro resultados que possam reverter os factos apresentados actualmente. Porque não escolas de pais?

Por último, alerto os pais para sintomas, que, se o seu filho for uma criança mais tímida poderão estar na origem de ataques de bullying: insónias, dores de estômago, barriga, diarreia, vómitos, dor de cabeça entre outros. São sintomas físicos que aparecem quando a mente se torna incapaz de processar o sofrimento psíquico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As suas opiniões e perguntas são sempre bem vindas. Se desejar anonimato peça para o comentário não ser publicado.