sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tratamento da depressão

A depressão é uma doença do foro psicológico que afecta todo o organismo humano, ou seja, afecta o físico e o psíquico. Assim, a pessoa deprimida poderá ter vários sintomas, estes são os mais comuns:

· Dores de cabeça, nos membros superiores e inferiores, dorso, formigueiros no corpo, extremidades e cabeça, dores de estômago e transtornos intestinais.

· Sensação de esvaimento

· Insónias recorrentes

· Fadiga

· Sentimentos de culpa

· Baixa auto-estima

· Falta de apetite

· Falta de desejo sexual.

Estes são sintomas necessários para fazer um diagnóstico de depressão. No entanto, é necessário distinguir entre tristeza e depressão, uma vez que a tristeza é pontual e sempre relacionada com algum acontecimento (morte de familiar, perda de emprego, conflitos interpessoais etc) que quando resolvido cessa o sentimento de tristeza.

A depressão é uma doença relacionada com a falta de afecto, e ao contrário do que as industrias farmacêuticas querem fazer crer, tem tratamento sem medicação, quando é diagnosticada a tempo, ou seja em idades jovens. No entanto em idades mais avançadas é igualmente recomendável, pois tem benefícios significativos e duradouros.

O tratamento da depressão tem sempre que incluir psicoterapia que pode ser de várias correntes (psicanalítica, comportamental, cognitiva, construtiva, sistémica) não estando uma mais certa que a outra. Na avaliação do caso o psicoterapeuta credenciado deverá perceber qual o tipo de terapia que se aplica ao paciente e esclarece-lo sobre os diversos tipos de tratamento.

Portanto, o tratamento da depressão é feito com psicoterapia e eventualmente com antidepressivos, se for necessário. A psicoterapia é feita por um psicoterapeuta, pertencente a uma sociedade científica na qual fez formação e ao contrário do que se pensa, não basta ser psicólogo clínico para fazer psicoterapia. Seria o mesmo que um médico de clínica geral dizer que é especialista em cardiologia sem nunca ter feito especialização.

Outro mito que importa esclarecer é o referente às terapias alternativas. Dizer que fazer acupunctura, reiki, ioga, correntes, entre outras ofertas que proliferam no mercado, a pessoa se está a curar da depressão, é falso. Essas terapias poderão ser aconselhadas a quem não tem qualquer tipo de problema. A depressão é um problema mental e como tal é tratado por técnicos de saúde mental (psicoterapeutas e psiquiatras), nunca por outro tipo de terapias.

A depressão não passa com o tempo, tende a agravar-se até que o ciclo seja interrompido num tratamento psicoterapêutico. Quanto mais cedo se detectar a doença (por vezes na infância) mais fácil é o seu tratamento e mais rápido, sendo a remissão dos sintomas, por vezes até bastante rápida.

Não deixe passar o tempo. Marque a sua consulta e comece a tratar de si ou de uma familiar seu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As suas opiniões e perguntas são sempre bem vindas. Se desejar anonimato peça para o comentário não ser publicado.